Mosaico Lagamar

 

    O principal objetivo dos Mosaicos de Áreas Protegidas, segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – Snuc, é promover a gestão integrada e participativa das unidades de conservação e demais áreas protegidas nele inseridas, buscando compatibilizar, num contexto regional, a coexistência da biodiversidade, da sociodiversidade e do desenvolvimento sustentável (BRASIL, 2000). Existem hoje oficializados 14 mosaicos federais e entre eles está o Mosaico Lagamar, criado no ano de 2006.

    O Mosaico Lagamar está inserido no maior remanescente contínuo ainda em bom estado de conservação da Mata Atlântica no Brasil e compreende, hoje, uma área de 1.622.168 ha, na qual estão inseridas 52 unidades de conservação.

    No Estado do Paraná o mosaico abrange 12 municípios: Quatro Barras, Guaratuba, Morretes, Tijucas do Sul, Piraquara, Antonina, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul, Pontal do Paraná, Matinhos, Paranaguá e Guaraqueçaba; e 11 no Estado de São Paulo: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Iguape, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga, Miracatu, Pariquera-Açu, Pedro de Toledo, Peruíbe.

BRASIL. Lei Federal n. 9.985. Lei de criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Brasília, 18 de julho de 2000. 

 

Mapa das Áreas Protegidas que compõem o Mosaico Lagamar

Compõem ainda o Mosaico Lagamar o Parque Florestal Morro do Espia – Iguape - SP e o Paque Natural Municipal Lagoa do Parado – Guaratuba - PR, ausentes na figura acima.

 

Contato

Observatório de Conservação Costeira do Paraná - OC2

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!