Guaraqueçaba

 

    Em tupi-guarani significa "Lugar do Guará", uma ave de cor bem avermelhada, que era abundante na região, hoje quase extinta. Situa-se em uma região de rara beleza, cercada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do Mar. Tem importância histórica por ter sido ocupada por colonizadores portugueses a partir de 1545, estando entre as primeiras ocupações do Estado, e por ter sido inicialmente habitada pelos índios tupiniquins e carijós, que exploravam a região do planalto à planície litorânea pelo caminho de Peabiru e seus ramais. Tal caminho trata-se de um antigo caminho indígena que ligava o Império Inca ao litoral paulista com ramificações para o litoral paranaense e o catarinense.

    Apresenta uma mistura de hábitos e tradições de índios, portugueses, negros e europeus, tendo resultado em uma cultura rica e diferenciada. Por meio de história oral, lendas, músicas, danças, artesanato e hábitos alimentares, gerou grande variedade cultural.

    Aos adeptos do turismo ecológico, Guaraqueçaba é privilegiada por manter suas reservas florestais e ecossistemas quase intactos, criando atrativos turísticos.

    No município, foram criadas algumas Unidades de Conservação - UCs, como o Parque Nacional do Superagui, a Área de Proteção Ambiental - APA Federal de Guaraqueçaba, a Estação Ecológica - ESEC de Guaraqueçaba, a Reserva Natural Serra do Itaqui, a Reserva Ecológica do Sebuí e a Reserva Biológica - REBIO Bom Jesus e a Reserva Natural do Salto Morato, que contribui para a preservação da biodiversidade da mata atlântica, além de servir como campo para pesquisas científicas. Com a criação dessas UCs tenciona-se preservar os ecossistemas da Floresta Atlântica e valorizar o patrimônio natural existente, bem como conscientizar os visitantes sobre esta necessidade.

    Localiza-se a 166 Km de Curitiba e possui 7.871 habitantes. 

    Para saber mais:    https://www.guaraquecaba.pr.gov.br/?pg=historia

Foto: Zig Koch/Natureza Brasileira

Contato

Observatório de Conservação Costeira do Paraná - OC2

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátis

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!